domingo, 31 de maio de 2009

SEM NOÇÃO


Meu cigarro é o perfume do mato

A bebida é a água da fonte

Meu perfume é flor de laranja

Jogo apenas o jogo do amor

Eu não vou lhe dizer que não tenho
defeitos mas com eles me arrumo,
me acerto, me ajeito

Meu problema é um segredo guardado no peito
que se chama paixão.....
(ALCIONE)

Eu sei que a campanha contra o tabagismo já passou e embora eu não fume, quero deixar a minha preocupação registrada.
Como toda estudante, a curiosidade e a vontade de ser aceita pelas colegas já me fizeram fumar por um tempo, mas a vaidade falou mais alto e o cigarro se tornou o meu maior inimigo!
Hoje eu sou viciada em creme hidratante, água, frutas, incensos, relaxamentos e algumas paixões inofencivas, é claro.
Este não é um assunto para um único dia, por isso eu detesto o Natal, muitos querem ser bonzinhos no dia 25 de dezembro, choram com emoção, compram presentes para as crianças carentes e até se vestem de Papai Noel!!!
Passou o grande dia tudo volta ser como antes, parece que o tempo deu um soco na cabeça das pessoas e no dia 26 com a sobra do peru, a caridade também vai para o lixo.
O post não foi escrito para ofender , respeito o direito de escolha de qualquer pessoas, juro, mas filosofando sobre, " se querer bem" não dá para deixar o cigarro de fora, os outros vícios estão aqui, mas numa forma implícita.

Não só o cigarro mas qualquer tipo de vício descaracteriza a pessoa, temos uma identidade imaculada.
Mesmo que carreguemos no DNA traços de algum vício, a força de vontade faz com que tenhamos respeito próprio e pelas pessoas que nos rodeiam.
Quem fuma deve estar cansado de ouvir conselhos, não vai ser este post que irá mudar a cabeça de ninguém e nem é a minha intenção.

Mas não custa nada deixar aqui o meu protesto contra o fumo, tanta gente convive com fumantes e não sabe mais o que dizer para deixar claro que esse vício é uma afronta!
Eu queria saber dos fumantes o que os levam ter tanta coragem para jogar para dentro do corpo mais de 4.000 componentes químicos.
O fumante deve ter uma coragem suicida para enfrentar: Os assaltos, os raios, os ataques cardíacos, as tromboses, o câncer, a impotência e outras doenças que só de falar arrepiam!
Eu gostaria de saber o que faz uma pessoa continuar fumando mesmo sabendo que o seu hálito ficará comprometido, ainda que se faça uma boa escovação não adianta, o hálito do fumante é desagradável demais, além de deixar os dentes amarelados e até mesmo esverdeados.
É um grande erro achar que uma balinha resolva esse problema não é?

Eu gostaria de saber o que leva uma pessoa deixar de lado a vaidade e aceitar que a sua pele envelheça precocemente, deixar que as unhas fiquem quebradiças e alguns dedos da mão fiquem amarelos pela nicotina.
Se os dedos ficam manchados, o que dizer então do coitado do pulmão heim?
Eu ainda não ouvi ninguém falar que parou de fumar por causa das campanhas contra o fumo, nada adiantou, ver as fotos horrorosas na contra capa do maço de cigarro não teve nehuma repercussão, como dizia o meu pai: - Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Para mim a pessoa que fuma tem a mente e o coração vitrificados, se não quer o bem dela mesma como vai se preocupar com o outro?
Gente, não vamos colocar toalhinha morna nessa história do tabagismo, é um vício que envolve o meio social.
Me dá pena saber que crianças convivem com pais e parentes fumantes, eu já vi babá que fuma na cara da criança!

Falam tanto dos Direitos Humanos e na hora de acender um cigarrinho o fumante não se faz de rogado, acende e pronto, ainda fica de cara feia se reclamam da fumaça.
Eu considero " crime " fumar perto de crianças, velhos, não fumantes e animais de estimação, este ato lesa o fumante passivo fisicamente.
Bom, eu ainda acho que devemos ser viciados num cabelo cheiroso, numa boca com um gostinho refrescante e no H20.
Devemos devolver a Deus sob forma de respiração o dom da vida! Olhar no espelho e ver uma pele saudável e hidratada. Nada melhor do que morar num ambiente com cheirinho de limpeza e arejado.
Eu ainda sou a favor da saúde, nada de tose seca, catatarros ou rinites...urgggg

Diz a literatura Esotérica, que o universo tem um ritmo próprio, forjado em ciclos de opostos, YIN-YANG, sol -lua, homem-mulher, dia -noite, inverno-verão, inspiração-expiração.
Precisamos de uma boa oxigenação para vivermos com saúde, já não basta a poluição e os produtos químicos que ingerimos diariamente?

É um dinheiro bem pago ir ao dentista e fazer clareamento uma vez por ano, fazer um RX do pulmão sem neuras. Eu não sou a dona da verdade, eu só queria entender como alguém pode escolher o pior para si?
É difícil encontrar pessoas que sejam a favor das guerras, da violência, dos abusos contra crianças e mulheres. É difícil alguém concordar com assassinatos, com os suicídios, com os homens bombas e com a queda de aviões pois tudo isso envolve perdas. Muitos fumantes se penalizam com essas notícias e desumanidades, mas o que me espanta é que todo mundo sabe que o cigarro mata mais do que todos esses absurdos!
O vício é uma prisão, ele escraviza e tira de você a liberdade de dizer NÃO !!!!

Me dê apenas um motivo para que serve o cigarro e eu mudarei a minha opnião.


Por Gemária Sampaio

8 comentários:

  1. Eu me lembro que na escola li uma frase e decorei "o cigarro possui mais de 4700 substâncias químicas e 51 delas comprovadamente causam câncer". Fiquei chocada e a repetia pra todo mundo... HOje em dia em acho que acabei cansando de tentar... Todos sabemos que faz, que vicia (uma vez vi, numa feira de ciências, um pulmão de um fumante: completamente preto! Horrível!), etc, etc... e que faz mal pra quem inala sem querer, pasivamente... HOje eu só tento ficar longe (mesmo porque não quero meu cabelo cheirando a cigarro).
    Admiro muito o namorado de uma grande amiga, que fumava desde os 12/13 anos e aos 16 conseguiu parar completamente. Ele chegava na escola todos os dias e dizia "hoje faz 37 dias que não fumo" e assim por diante. Já faz mais de 4 anos e ele nunca voltou a fumar.
    Post maravilhoso, como sempre, e novamente sobre um assunto de utilidade pública! Agora me diz, como assim você tem meninas da minha idade? Não entendi (ou será que entendi????) Posso, com licença perguntar se você tem filhas (porque você não tem idade pra ter uma filha da minha idade! Não mesmo! Não com a foto ali na lateral do blog!
    De novo agradeçlo pela visita lá no blog. Uma hora dessas eu quero mesmo escrever sobre filtro solar. Precias, né?! Porque maquiagem é lindo, mas pele saudável é que é TUDO!
    Beijo grande, flor! (e valeu pelo "educada, você é que é muito gentil)

    ResponderExcluir
  2. bem, o cigarro me fez conhecer teu blog.Um ótimo motivo, . Desculpe a brincadeira. Gostei daqui, muito bom.
    E condordo plenamente com seu texto.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu comentário e por me seguir, fico contente em meios a vida e suas armadilhas... beijos e se cuide do frio pois aqui ele está reinando..

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, realmente o cigarro é uma merda e não tem NADA absolutamente para que sirva, a não ser te matar aos poucos. Mas vício é vício. Sou fumante, mas há meses que venho reduzindo e se Deus quiser eu vou parar. E claro com a minha força de vontade também. É muito fácil ver os maleficios do cigarro e não começar, mas no meu caso, por influencia, novinha, cabecinha fraca é mto fácil começar, e mais fácil ainda viciar e imensamente dificil deixar... mas estamos na luta! Parabéns pelo post está ótimo! bjus bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc...todo vício tem seu mal...até coca-cola!!!
    não sou viciada em nada e nem fico enchendo os outros com isso...mas, não suporto cheiro de cigarro...acho q é muita besteira se matar aos poucos...já vi a irma da minha cunhada se sucumbir na cama por causa desse mal...
    espero que fique o alerta,
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Detesto o cheiro de cigarro, graças a Deus não convivo com ninguém que fume. Mas infelizmente somos obrigados "fumar" juntos com pessoas desconhecidas e inconvenientes.
    EDNA

    ResponderExcluir
  7. Leia um livro, se tiver tempo, chamado "O Metodo facil de parar de fumar". Sensacional. Pode te ajudar a dizer duas ou tres frases para um fumante e de fato ajuda-lo a parar no ato. Diferente de quase tudo que existe por ahi em antitabagismo. Boa sorte,

    ResponderExcluir
  8. Não existe absolutamente nada de "bom" em nenhum vício. Concordo com você.
    Um lindo Blog e um maravilhoso chá!
    Obrigada pelo convite, já te adicionei aos meus favoritos, isto indica que voltarei sempre, ok?
    Beijinhos
    Elida

    ResponderExcluir

Faça o Chá das Cinco comigo, comente.