quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

VER e NÃO ENXERGAR... COMO ASSIM ?


Se pararmos para pensar, passamos a maior parte da nossas vidas de olhos fechados.
Estar atento não garante que sabemos tudo o que está a nossa volta, uma pessoa inteligente pode ter a percepção ausente.
O QI a cima da média não garante a presença da sensibilidade, ela pode ser condicionada, ninguém está fadado ser negativo emocionalmente.
Se desejarmos, podemos sim aprender a trabalhar o nosso lado emocional, não estamos falando aqui dos psicopatas, isso já é outra história...

Ver é superficial, quando enxergamos habilitamos o uso do nosso dom de ultrapassar a dimensão do outro, isso não é maravilhoso?

Qualquer relação precisa ser "enxergada", cada um de nós podemos ser lidos, devemos usar os bons olhos para avaliar qualquer situação, o mau olhar arma o espírito e nos prepara para a guerra.

Assisti o filme AVATAR contra a minha vontade, detesto ficção, mas fiquei encantada com a mensagem de paz que ele propõe. Olhando para os olhos um do outro de uma maneira muito linda, o casal falava uma frase várias vezes " - I SEE YOU " ( eu vejo você ) entendi o sentido filosófico, eles queriam mostrar que sabiam das necessidades um do outro, no meio de um combate eles se entre olhavam e diziam: - I see you.

Hoje em dia só vemos o dinheiro, as vaidades e a libido com olhares cheios de cobiça.
Falta integração entre as pessoas, falta interagir com tudo e todos a nossa volta.

Quantos de vocês se alegram quando tomam um bom banho?
A água cai do chuveiro normalmente como se nada tivesse acontecendo, se prestarmos atenção num simples banho podemos prestar atenção em várias outras coisas que nos dão prazer e nem notamos.


"O motivo do nosso nascimento não é uma programação individual, quem somos nós para estrelarmos sozinhos? O motivo da nossa vinda para vida é fazer parte da totalidade "

Somos parte das estrelas, dos rios, das plantas e dos animais, isso minha gente não é papo cabeça, isso é ciência!
Reflita, se o nosso ambiente capta as nossas emoções, se o animal é capaz de captar a nossa energia, nós seres humanos inteligentes estamos perdendo a capacidade de enxergar o outro. O post de hoje quer mexer com o teu emocional e te fazer um convite, exercite a EQUANIMIDADE.

Na prática da equanimidade, precisamos nos tornar conscientes da nossa relação com o prazer e a dor, aprendemos controlar os desejos e as aversões. Aprendemos nos colocar no lugar do outro e desejar que as nossas boas sensações possam ser compartilhadas.

Quer um exemplo? Quando você preparar uma boa salada de frutas, ao come-la deseje que as pessoas famintas também possam ter a mesma sensação que você.

Quando "enxergar" um carro estragado atrapalhando o tráfego, deseje que o dono do veículo possa possuir um modelo mais novo. Deseje com a alma, ponha-se no lugar das pessoas, coloque-se numa escala inferior a tua, só assim você poderá sentir a verdadeira necessidade.
Trate as pessoas como se elas fossem você, sei que é muito dificil estar na pele alheia, mesmo assim tente educar o teu espírito a ENXERGAR.


" I SEE YOU" meu querido(a) leitor(a)

Por Gemária $ampaio

64 comentários:

  1. Poucas pessoas vivem. A maioria simplesmente existem. Assim, todos os ver, mas poucos distinguir ... Beijos, Felipe

    ResponderExcluir
  2. Esta certíssima minha querida, precisamos ver "mais" as pessoas que gostamos, presenciar um nascer do sol ou por do sol, enxergar a vida presente em cada detalhe que na nossa correria do dia passam despercebidos, enfim, belo post querida, um beijão

    ResponderExcluir
  3. Pocha!! Muito legal mesmo...

    Eu vejo você tb!!


    parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. É mesmo isso. Outro dia, faz algum tempo, dei-me conta de minha cegueira. http://natramadanet.blogspot.com/2009/06/eureka_14.html
    vc escreveu algo com o que eu concordo imensamente...e melhor, tenho posto em prática há algum tempo.
    Seu post me fez lembrar do que vi um dia enquanto almoçava em uma churrascaria. Na avenida movimentada que passa ä frente um carro parou, um fiat velho, em poucos segundos as buzinas já gritavam e acompanhavam o coro dos "tira essa caranga velha daí". O surpreendente foi o que fez um rapazinho que estacionou atrás de 2 carros que buzinavam. Ele parou, colocou seu carro em alerta, correu para o carro parado, disse ao dono para entrar e começou a empurrar. Como ele não conseguiu muito sozinho ele chamou o ïrritado companheiro que buzinaca atrás pra ajudar. O outro se deu conta de que podia fazer melhor do que gritar (acho) e foi ajudar a empurrar. Em pocuo tempo a pista estava liberada e o rapaz correu de volta ao seu carro e saiu com um sorriso enorme para o dono do fiat que parecia estar em choque dentro de seu carro. Achei isso demais!! Nunca esqueci.
    Adoro visitar seu blog.
    bjs
    Sue

    ResponderExcluir
  5. Já fiquei um tempo assim, agora não deixo passar nada despercebido.

    Feliz 2010!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. É verdade... Enxergamos pouco a vida...

    Gostei.

    Beijos em versos!!!

    ResponderExcluir
  7. Qualquer relação entre pessoas precisa ser "enxergada", cada um de nós podemos ser lidos, devemos usar os bons olhos para avaliar qualquer situação, o mau olhar arma o espírito e nos prepara para a guerra."

    Eu também vejo você. E depois desse texto de uma maneira especial.
    Parabéns e um ótimo ano.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. ADORO TEXTOS CONTUNDENTES ,INCISIVOS... ASSIM COMO ESTE ! ADOREI !
    BEIJO IMENSO PRA VOCE !

    ResponderExcluir
  9. I 'see' you too sweetheart ...... great post!

    ResponderExcluir
  10. senso comum é uma arma letal.
    loucura + sanidade = saldo.
    tópico excelente.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. E como está esta loira linda? Estou lhe aguardando para um cafezinho na roça. Aqui sempre tem um fogão aceso, um feijão no fogo, um café quente uma cerveja no gelo e um ombro amigo..... Seja bem-vinda...

    Bjs do ZC

    ResponderExcluir
  12. OI linda, adorei todos os teus textos, tens o dom de ver as coisas, sentir as coisa q precisamos ler, nossa fikei tão bem após ler o q escreves, não pare nunca viu, precisamos de vc, nem todos nós "vemos".
    Eu agradeço a Deus por me dar os olhos da alma, para conseguir veras coisa mais importantes da vida, a beleza do brincar de meus irmãos, os risos de minha mãe das coisas doidas q falo, da preocupação de meu pai ao tentar saber onde estou e se estou bm, nossa sentir isso é muito bom.
    E um dia escrevendo besteiras em um papel senti uma enorme emoçãoo, pois ja disse a mim mesma q não iria ter filhos para jogar a este mundo insano, mas minha irmã me fez mudar esta idéia, eu ao escrever no jornal ela simplismnte fazia de conta q lia e lia "valélia", rsrsrs parece bobagm, mas é linduuu dimais!!1
    Bom
    Vou indo
    Bjinhu Gemária!!!
    E por favor não pare!!!

    ResponderExcluir
  13. Todos en esencia somos iguales, lloramos, anhelamos, reimos, envidiamos... No es tan difícil meterse en los zapatos del otro, sólo tenemos que recordar que estamos hechos de la misma esencia.
    Gracias por recordárnoslo. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  14. i see you, lindo e cheio de emoção seu post, aprender a olhar com os olhos da almas é uma dos melhores presentes que é nos dado pelo espirito de Deus, quando se chega neste estagio espiritual, é que se entende porque muitas pessoas abandonam sua vida em favor de seus semelhantes.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Percebi a minha cegueira faz muito pouco tempo e agora estou tentando aprender a enxergar a vida de verdade.
    Esta sendo um processo lento e doloroso mas sei que no final vai valer muito.
    Belísssimo texto!
    Bjs, bjs.

    ResponderExcluir
  16. Aqui na minha bucólica cidade não tenho cinema
    Não assisti ainda ao filme ...
    Mais um belo texto querida !
    Vou estar saindo em férias
    Não estranhe, pois, minha ausência
    Serão algumas semanas sem web...
    bjs

    ResponderExcluir
  17. oi
    nossa!!!!
    nunca vi tanta profundidade
    fiquei encantado com o seu blog
    é um verdadeiro deleite ler suas postagens
    parabéns
    to te seguindo

    Marcos Mariano

    http://rebobinandomemoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Um lindo texto, uauauu mais q lindo, profundo, instigante, quase divino, maravilhoso de ler, de sentir, navegar nele, adorei pra vc, bjos, bjos, bjossss

    ResponderExcluir
  19. Mais um lindo texto, como se dizia, o pior cego aquele que não quer enxergar, e assim vamos na rapidez e falta de tempo da vida moderna, sem enxergar nada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Obrigada por me seguir.
    Acabei de ler este tópico e confesso que já li à respeito do que escreveu, mas não da maneira como você escreveu aqui, e ficou bem interessante a leitura do começo ao fim. Não vou dizer que faço isso sempre pq não faço. Mas depois de ler o modo como colocou as coisas, saio daqui com algo muito especial de um aprendizado importante e um momento mais importante ainda.
    Obrigada de coração!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Gemária: Entiendo poco, pero no hace falta entender otro idioma: tu energía desborda todo, tu belleza desborda todo.

    Un abrazo,
    Frank Ruffino.

    ResponderExcluir
  22. Ver e não enxergar é mt comum entre os seres humano, e é por isso que o mundo anda tão cheio de crueldades.
    Tenhas um lindo fim d semana.

    ResponderExcluir
  23. Olá Gê,
    Obrigada pela tua força, refiro-me ao LIGHT, tenho uma companheira de luta e «pêras»!...
    Tu és uma pessoa com uma cultura e uma percepção das coisas, fora de série. Este texto é importantíssimo, devido à situação de individualismo e egoismo crescente em que vivemos.
    Tens razão é preciso exercitar a EQUANIMIDADE, comecemos nós pode ser que contaminemos o ambiente.
    Então minha querida amiga I SEE YOU TOO!!
    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Manu

    ResponderExcluir
  24. Olá Gemária. Seu blog é super. É tão bonito!
    Beijos do Brasil meu amigo. Abraços de Chipre para o meu novo amigo.
    Muito obrigado meu caro amigo novo. Eu adoraria vê-lo em volta do meu blog viajando AQUI Felipe

    ResponderExcluir
  25. Buscamos tudo menos ver as reais necessidades do outro. Sei que não é fácil, antes é preciso se ver e se gostar, o resto então é reflexo.

    Lindo seu blog!

    ResponderExcluir
  26. MUITO DEZ O TEXTO, AMEI A MENSAGEM!!! BEIJOS.

    ResponderExcluir
  27. Gemma,

    Pra vc ver como falamos idiomas parecidos. Na última crônica minha que vc leu, eu mostrei como,às vezes, a vida providencia "terremotos" em nosso cotidiano, para mudar de vez em quando nosso paradigma, por bem ou à força. Sensações, quaisquer que sejam, são apenas nunances da mesma Luz, sendo impressa no filme de nossa mente. É tudo a mesma e única coisa, "o mesmo e único milagre" como dizia Hermes.

    Eu e vc são apenas distintivos espaço-temporais!! Somos todos UM!!

    BJs Gema da minha Vida!! Saudades tbm!!

    ResponderExcluir
  28. Olá, andando de blog em blog vim parar aqui.

    Fiquei impressionado com o teu perfil, vc é isso tudo? Terapeuta holística, bom... vc é completa.

    Bjos___incongruentes

    ResponderExcluir
  29. Olá! agradeço visita e comentário, aqui suas palavras ecoam em meu eu á um bom tempo e tanto que parecem ter escapado de algumas coisas que já escreví ou vivi, prefiro agora somente lhe dar os parabéns pelas idéias por traz das palavras e dizer que nosso desafio é sempre o de praticar mais e mais o que já sabemos, sem tanta cobrança mas faze-lo naturalmente como respirar comer ou amar, parte de um todo do qual também somos, parabéns e obrigado pela oportunidade, paz e alegria!

    ResponderExcluir
  30. Hoje estou agradecendo de um por um por eu ter alcançado mais de 100.000 visitas, isso não seria possível sem vc, meu muito obrigada.

    Fim de semana de muitas bençãos.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  31. Texto muuuito legal. E vc está suuper certa !
    Obrigada e um ótimo fds pra vc tbm *--*

    ResponderExcluir
  32. É sempre oportuno sermos alertados para as nossas potencialidades.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  33. Olá, obrigado pela sua visita agradável, eu li o seu blog e muito impressionado, a paz no mundo e de pensar todas as pessoas muito agradáveis.
    Agradecemos a você, meu amor com você.

    ResponderExcluir
  34. Um texto excelente que mostra mesmo o que devemos ser e ver na totalidade de nós mesmos. "I see you" Gemária.
    Bom final de domingo.
    Beijos.
    Cleo

    ResponderExcluir
  35. Algumas pessoas vêem mas não querem enxergar, não pelo fato de serem ingênuas ou ignorantes, mas simplesmente porque um dia a realidade foi muito dura e assim optaram por apenas ver, sem se aprofundar no que está por detrás do 'aparente'. Beijus,

    ResponderExcluir
  36. Gê querida,
    estive meio sumida porque os meus filhos passaram as festas de final de ano aqui em casa..
    mas agora estou de volta, tomando do teu chá, absorvendo cada palavra, como se fosse um suave veneno.. que não mata, mas esquenta o meu sangue o suficiente para eu mais agir que pensar..mais provar que sentir..mais falar que ouvir e te ler cada vez mais!
    bjs.

    ResponderExcluir
  37. Passei para tomar um chá (na verdade estou tomando chimarrão).
    Desejo uma ótima semana.
    Voltarei...

    ResponderExcluir
  38. Ver e enxergar, ouvir e escutar, querer e desejar, ter e possuir, escolher e decidir, estar e ser, passar por aqui ou viver ...

    ResponderExcluir
  39. Hello! Your posts are intelligent and insightful, I love reading what you write!

    Life is so beautiful, for many people, but they forget the little things that really make us happy.

    I wish for you happiness and peace.
    Adelle

    ResponderExcluir
  40. Quantas vezes nos fazemos de cegos por conveniência, o pior cego é aquele que não quer enxergar, as vezes é mais fácil na vida não queremos abrir os olhos para a realidade.

    bjs

    ResponderExcluir
  41. Flor!!

    Que mensagem linda!!!


    às vezes fechamos os olhos e perdemos o melhor da vida!!!!!!

    adoreiiii seu espaço!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Estou retribuindo sua visita em meu blog e agradecer pelo elogio, fico feliz que tenha gostado.
    Aproveito também para dizer que fiquei encantado com seu blog e é um prazer ser um seguidor, espero mais visitas sua...
    Um forte abraço!

    Billy

    ResponderExcluir
  43. Olá Ge
    Desculpe-me pela ausência, estava viajando de férias. Voltei.
    Obrigado pela força.
    Você como sempre brilhante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Bem... estou "condenado" a ser quase sempre dos últimos a comentar os seus sempre directos, acutilantes e exímios textos. No entanto, eu embora correndo o risco de recalcar algum dos imensos comentários feitos até a data, não poderia deixar de efectuar como sempre um humilde comentário a mais um seu super-interessante texto. Para dizer que o mesmo é muito oportuno pois e infelizmente as catástrofes naturais e não só estão cada vez mais a sucederem-se e inerente as elas está como sempre a dor e o desespero de milhares de vidas vitimas desses tristes e dramáticos acontecimentos. E como sempre a maioria daqueles que felizmente não estão envolvidos nesses dramáticos cenários, quando tomam conhecimento pelos órgãos de comunicação social dos mesmos, ficam muito sensibilizadas e algumas até se emocionam com factos ocorridos, pena é que a maioria dessas pessoas não transforme (principalmente aquelas de grandes posses) em gestos físicos e materiais de solidariedade para atenuar ao máximo o infortúnio dos outros. Daí a sua chamada de atenção minha querida amiga, ser legítima e oportuna. Como passaria a ser este mundo se a maioria de nós seguisse o seu exemplo? Com toda a certeza que seria muito mais justo e socialmente correcto!

    Mil poéticos beijinhos com o apreço de sempre pela extraordinária e bonita mulher que você minha querida amiga Gê continua a ser para mim!

    A.Soares (apollo_onze)

    ResponderExcluir
  45. As vezes qdo a realidade é muito severa com as pessoas... elas fazem de conta que não estão vendo... na verdade todo mundo vê, só que alguns optam por não fazer nada perante o que vê

    ResponderExcluir
  46. oi Gê.. amei seu texto..parabens.. vc escreve lindamente.. dizer que vc é inteligente e chover no molhado. te admiro muito.. vc é de uma alma linda, sensivel e fisicamente..lindíssima..parabens por tudo..beijão..lindo dia para ti

    ResponderExcluir
  47. Gemária vc é maravilhosa.....

    Bjs do ZC

    ResponderExcluir
  48. Olá Gemária, vc é esta mulher indecentemente linda!!!!!

    Adoro receber sua visita.

    Me mande umas fotos para eu fazer uns cenários para ti.

    Beijos enormes do ZC: joseccm@terra.com.br

    ResponderExcluir
  49. vim correndo agradecer sua visita..seu comentario é muito importante para mim.. te admiro muitão.. sou sua fã.. lindo dia para ti..beijão

    ResponderExcluir
  50. Muito bom dia para si. Soube do seu blog hoje apenas. Entrei aqui e me surpreendi com o seu conteudo. A apresentacao do seu perfil tocou-me.

    Ja fiz registo e vou adiciona-la la no meu humilde espaco.

    Tudo de bom

    ResponderExcluir
  51. Minha linda obrigada pela visita e seu carinho, bjsss Amore
    I see you

    ResponderExcluir
  52. Que bom que vc gostou minha linda menina, por que de mim pelo menos você ouvirá a vida toda: vc é muito linda!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Marcando presença...porque gosto de estar por aqui!!!

    ResponderExcluir
  54. "Há corações que param no passado;
    e para que isto não
    aconteça com você deixo-lhe este
    pequeno lembrete, para que o
    seu coração, ao mover-se no futuro,
    encontre sempre algo no
    presente."

    Paz, Saúde e Amor.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  55. Interesting post. Greetings from a criatividade ea imaginação das fotos Jose Ramon

    ResponderExcluir
  56. Onde anda esta mulher "monumento" que desapareceu dos Blogs???

    Beijão do ZC

    ResponderExcluir
  57. Isso fez-me lembrar a célebre frase .. "Se podes olhar vê, se puderes ver repara."

    Muitos parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  58. Assisti Avatar!! Na metade do filme para a frente fiquei um pouco entediada, talvez porque a imagem 3D não seja novidade pra mim, canso de ver nos jogos, mas lembrei do seu post e olhava as pessoas envolvidas. Comecei a me divertir com elas, isto é equanimidade? (rs*) Beijus,

    ResponderExcluir
  59. Eu tb fui ver o filme com o pé atras, mas no final fiquei encantada exatamente pelo mesmo motivo que vc...no meu ponto de vista entendi que a mensagem era essa..ver as coisas...ver aquilo que nao esta visivel ao primeiro momento, que existe uma energia entre a terra, o homem, os animais, a antureza em si...acredito nisso,e procuro sempre ver o que esta alem da superficie.

    ResponderExcluir

Faça o Chá das Cinco comigo, comente.