sexta-feira, 16 de outubro de 2009

AMOR X INTERESSE = JULGAMENTO


Hoje eu resolvi escrever um tema desagradável para a maioria das pessoas que eu conheço, a maioria não quer nem discutir o assunto, mete a sentença e acabou! Existe uma palavra que também une os casais, mas no meio romântico ela é um palavrão que causa arrepios, cara feia e bicos, mas muitos relacionamentos se mantém até hoje por ela.O assunto do post de hoje é a união por INTERESSE.

Vamos combinar, ninguém nunca admite que uma união que não seja sustentada pelo tal amor poderá dar certo, eu penso diferente. Eu tenho certeza que você vai acompanhar o meu raciocínio e vai me dar razão ou não...

Entregamos aos leões aqueles que se unem por interesse, geralmente achamos que é somente pelo dinheiro, mas não é não. Mesmo que fosse, ainda assim poderia ser uma união feliz.
Calma...você deve estar achando um absurdo, espere... eu ainda não terminei, pôxa!!!!

A união vem pela força e o interesse é uma delas. Um " velho" rico se casa com uma moça de 25 anos, e todos apontam o dedão dizendo que ela é interesseira. Ele também é um grande interesseiro, quer se sentir vivo, usufruir da mocidade e se sentir jovem através dela.

Esses " negócios" se realizam com o conhecimento de causa pelas duas partes.Quando algumas pessoas escolhem uma relação baseada no interesse, não é porque elas cospem no amor, mas porque amam os seus desejos mais do que qualquer outra coisa.

Os amores sem amor existem, só não são declarados.Quantas donas de casa aguentam humilhações só para não dividir o seu único bem ou pela dificuldade de arrumar emprego após os 40 anos de idade ? A questão não está no valor monetário, mas no ato de renunciar o amor por uma vida conveniente.

O interesse não é voltado somente para o dinheiro, existem uniões onde o interesse está na beleza, na comodidade, na intelectualidade, na fama, na posição social ou no poder do outro.
Quer um exemplo? Um homem pode não mais amar com êxtase erótico a sua esposa, mas a dedicação dessa mulher ainda o conquista e o mantém interessado. Ele sabe que a organização da família e a ideia de bem- estar vai mantê-lo no casamento para sempre, então opta por abdicar das suas fantasias e paixões.Intimamente ele sofre por não poder mais se entregar, então ele opta pela comoda estrutura familiar, enterrando a sua chance de amar novamente.

Eu não prego aqui o jogo de interesses, prego sim, a retirada da hipocrisia do nosso conceito retrogrado.
Eu escrevo aqui sobre o pré "JULGAMENTO", muitos estão casados por interesse e não se dão conta disso, e com a maior cara de pau, apontam o dedo para os casais que se diferenciam. Seja por serem diferentes na idade, na posição social, na escolaridade ou na raça.

O que faz o amor parecer vulgar, não são as pessoas envolvidas numa trama de interesses, mas o preconceito dos que olham de fora.
Quem sabe assim, fica mais fácil respeitar as escolhas por desejos hum ???

Neste momento existe aqueles que se sentem mais nobres por achar que o amor está em primeiro lugar, outros se sentem mais nobres ainda por saberem exatamente o que querem de uma união.

Eu quero mostrar neste texto que o que impera é o direito de cada um de nós.
A liberdade de escolha é o pano de fundo do post desta semana.

Por mais absurdo que possa parecer os desejos alheios, não temos o direito de julgar ninguém!

" O amor é um desejo irressistível de ser irresistivelmente desejado "
(Robert Frost)

Por Gemária Sampaio

23 comentários:

  1. Não concordo com tudo o que vc diz.
    Curvo-me, porém, perante sua visão aguda e perspicaz do mundo que nos rodeia.
    Gostei de ler!
    Aqui ainda é de manhã, mas uma púcara de chá sabia bem, né? Vale?
    Beijos para vc, valente, que diz o que pensa e não tem medo!

    ResponderExcluir
  2. Lentamente,
    as minhas mãos percorrem o teu corpo,
    suaves, em calmaria
    sabem de cor
    os meandros dos teus desejos!

    Lentamente,
    a minha boca aviva os teus sentidos,
    quente,
    o tempo para
    para me sentires nos teus lábios
    decifrando teu prazer

    Bem devagar,
    tremes num desejo sôfrego,
    apaixonada,
    livre dos teus nós
    numa fusão perfeita de nós dois!

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Interesses, tenho um grande interesse em ser amado, ser acarinhado, sou mto dependente de carinho,sei q é dando q se recebe, q o mais importante é o verdadeiro amor e q o infinito são os olhos dela, q a devo fazer feliz, mas inconcientemente busco fazê-la feliz por meio da minha felicidade, complicado? Não, real, te ofereço um belo e bom orgasmo, mas desejo o meu, profundo, completo aí nos olhamos e percebemos que o melhor da relação é atender aos interesses dois dois, belo texto, profundo e instigante, gostei, foi minha primeira leitura da manhã e caho q atendeu aos meus interesses, bjos, bjos, bjosss

    ResponderExcluir
  4. Não há como não concordar com vc sempre!
    E diria mais, no meio dessa hipocresia toda, existe muito mais conveniência, muito mais interesse, do q amor. O amor é tão démodé.
    Só não sei onde tudo se encaixa!

    ResponderExcluir
  5. "Os amores sem amor existem, só não são declarados".

    Essa é uma grande realidade, minha amiga.
    Se batermos em cada porta de cada "lar" acho que vamos nos assustar com a porcentagem desses amores.

    E aí se vê uma falta de auto-amor.

    ResponderExcluir
  6. Baby,
    Vc falou tudo que eu penso!! O interesse é natural. A vida, em qualquer âmbito dela, é uma troca. O teor dessa troca, ou o que é trocado nesse intercâmbio, é que vai nos mostrar se vale a pena, se nossa dignidade continua mantida ou se os termos desse acordo poderão ou não causar sofrimento moral.

    Nas eras antigas, o homem procurava estabilidade e uma base para seu "clã"; a mulher, a segurança, a defesa de um homem contra as feras e a lascívia de outros homens, já que não interessava mais a disputa e a carnificina por seu corpo.

    Hoje, como vemos as coisas mudaram, pois o intelecto das pessoas também se refinou. Mas, o xasamento por amor e sexo, tão-somente, é uma utopia já mesmo infantil. As coisas não caem do céu, e o que cai, ainda por cima ameaça a estabilidade da casa. Ninguém cria raiz como pessoa, pulando de galho em galho.

    Bjs my baby!!
    Ebrael.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Acredito que qdo ambos entram em um relacionamento por interesse não tem pq um se sentir mais prejudicado que o outro, mas é diferente qdo um visa o amor e não percebe que o outro visa o interesse, independente no que seja. Essa desigualdade pode causa muita frustração, o que com certeza deixará marcas por um bom tempo.

    Bjão Gê!

    ResponderExcluir
  8. Qdo puder responde meu email, um dos meus defeitos é ser curioso.. rsrs

    ResponderExcluir
  9. claro que adorei o seu cha Gemaria !!

    e nao me incomodo se milhoes de mulhers tenham outros intereces em mim que nao seja apenas amor ...
    seria otimo na verdade me casar com alguem que , alem de me amar , goste do meu dinheiro , do meu corpo , da segurança que causo ,e de tudo mais !!

    um beijo e ate mais !!!
    ahh... e obrigado por ter dado uma passadinha la no "mein welt" . sua foto deixou meu blog lindissimo !!

    ResponderExcluir
  10. Olá GÊ
    De facto gostei da forma como abordou os afectos, por um ângulo diferente, pelo lado que todas as pessoas omitem, o INTERESSE e ele é tão comum!... O cerne da questão é que ninguém tem nada a ver com as opções de cada um, mas a realidade é que as pessoas andam sempre de língua afiada. VIVER E DEIXAR VIVER, é um bom lema.
    bjs
    Manuela

    ResponderExcluir
  11. Gostei da letra mas não consegui acha a música ainda.
    Mas vo continua procurando.
    Então vai me obriga a testa minha paciencia?! rsrs, tudo bem, isso é bom tbem!
    Ótimo fds pra vcs!
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. compreendo e concordo com você sobre o interesse nos relacionamentos. é natural do ser humano e esse negócio de ficar julgando, não é comigo.

    abs

    ResponderExcluir
  13. Pois eu concordo com tudo. Primeiro o interesse não é algo negativo, como muita gente pensa. Até a amizade é por interesse, porque você está com aquela pessoa porque ela te transmite ou dá de alguma forma alguma coisa, nem que seja o simples sentir bem, ouvir, partilhar gargalhadas.

    Concordo plenamente o interesse não é só voltado para o dinheiro, alguém sem interesse é alguém que também não tem vida. Quando o velho está com uma jovem ele também se beneficia, e muitas vezes, até mesmo nas uniões em que o homem pode não ser rico.

    Por este motivo também, acho um absurdo a mulher quando uma relação termina sentir usada, porque eu pergunto-me se ela não terá aproveitado, se não aproveitou tem todo motivo para se sentir assim, mas se daqueles momentos também tirou prazer, não há motivo para sentir usada.

    Bom post.

    ResponderExcluir
  14. concordo com você;
    no fim tudo é um jogo de interesse.Sejam materiais,sentimentais,emocionais.Tudo se ressume a isso.Beijos

    ResponderExcluir
  15. O julgamento em qualquer área da nossa vida não é nada agradável. E quando falamos de relacionamento não devemos julgar o que é certo ou errado. Cabe a quem se sentir mais prejudicado que o outro, falar. Uma coisa é certo o amor deve ser a bandeira e se no momento foi bom e se não se senti prejudicado parabéns!!! E para os que só visam interesse é lamentável.

    ResponderExcluir
  16. Eis aí uma questão complicada: ser romântico ou ser prático. Concordo que todas as relações são de interesse, não necessariamente financeiro, na maioria das vezes psicológico para satisfazer alguma necessidade mais profunda. Enfim, relação é complicado de qualquer jeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Corre assombração
    Vai para outro mundo numa toada de vento
    Afasta de mim este cálice
    Deixa-me aprisionar a morte na vida por um momento

    Deixa-me sentir com a alegria dos sentidos
    Deixa-me acreditar no voo do por-do-sol
    Deixa-me beijar as águas de um lago feliz
    Deixa-me navegar sem rumo, perder o control


    Bom domingo


    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  18. Ola!
    Vlw pelos elogios! "Brigadão" mesmo!
    Otimo o post. Concordo interamente. Numa união nem sempre o amor, em sua principal significação, prevalece. Com o tempo creio que qualidades como o respeito mútuo e o carinho se tornam cada vez mais importantes, isso acaba trazendo a conveniencia e tão falado interesse. Porém se essa relação basta ao casal, o que nós temos haver com isso!?
    Bjks!!!!

    ResponderExcluir
  19. Ola!
    Vlw pelos elogios! "Brigadão" mesmo!
    Otimo o post. Concordo interamente. Numa união nem sempre o amor, em sua principal significação, prevalece. Com o tempo creio que qualidades como o respeito mútuo e o carinho se tornam cada vez mais importantes, isso acaba trazendo a conveniencia e o tão falado interesse. Porém se essa relação basta ao casal, o que nós temos haver com isso!?
    Bjks!!!!

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE LINDA!! PASSEI PRA TOMAR UM CHÁ, TENHA UMA ÓTIMA SEMANA..BJS

    ResponderExcluir
  21. Encontrei teu blog vendo lendo um e outro e vim parar aqui,mas sem xícara pro chá...mas volto com a xícara e com o chá(hortelã) pra ler maissss...
    Adoreiiii li por cima uma postagem e não terminei,mas volto e continuo...vô te seguir..hehehehe assim não perco de vista e venho ler sempre
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da postagem e concordo com muito do que vc diz.
    E digo mais, a relação de interesse existe desde o início dos tempos e acho até que antes era muito pior do que hoje. Pare para perguntar a algum senhor de mais idade se os pais não escolhiam a dedo que união familiar iriam fazer quando casavam as suas filhas. E não pense que era só pelo bem da filha não, era pelo interesse do que poderia lucrar com este casamento...
    A vida é esta meu bem e muitas vezes temos que aceitar que a realidade vence!
    Beijinhus!

    ResponderExcluir

Faça o Chá das Cinco comigo, comente.