terça-feira, 17 de setembro de 2013

INTROMISSÃO






Uma das coisas mais grosseiras que o ser humano faz é se meter na vida alheia. Muitas pessoas se alimentam da energia da curiosidade. Muitos não tem educação e sem nenhuma cerimônia bisbilhotam,falam mal,criticam negativamente, como se tivesse poder para isso. Coitadinhos, mal sabem que estão deliberadamente se desgastando fisicamente e emocionalmente. Muitas pessoas não entendem porque suas vidas estão paradas, as portas da prosperidade fechadas,aliás,mais do que fechadas, lacradas à anos. Todos nós conhecemos uma bendita ou bendito desses: os olhos estão sempre esbugalhados, a respiração ofegante, a ansiedade corroendo os ossos, e a cor do ódio só poderia ser verde lodo cheirando a enxofre.Esse tipo de gente vive numa competição mental doentia e imunda. Que sofrimento atroz!
Alguns homens nunca chegarão ao conhecimento  da boa convivência, muitos não querem que o outro tenha privilégios, a maledicência é típica do egocêntrico, o mundo gira em torno dos seus feitos. Hoje em dia vivemos numa sociedade doente onde o despeito, a inveja e a cobiça são as armas principais para aniquilar um possível concorrente, seja na vida profissional, afetiva ou financeira. 

Faz parte da boa educação aceitar as pessoas como elas são, aceitar que os outros não podem ser diminuídos, não podem ser motivo de fofoca só porque não vivem de acordo com certos padrões. Há pessoas que não se dão conta do tamanho da cretinice que é tomar conta de outras vidas. São pessoas controladoras que querem inventar um mundinho particular, se acham no direito de apontar o dedo para o diferente,são os neuróticos sociais da atualidade. Essas pessoas estão nas escolas,podem ser um dos nossos vizinhos, parentes,estão nos clubes, em fim, fazem parte do nosso cotidiano. 

Segundo o Psicanalista Fernando Weikamp: "A maior causa do aborrecimento do ser humano é outro ser humano"

Não temos ideia da capacidade do ser humano quando ele quer nos aborrecer. Quanta gente se acha o sabichão, o tal, e na verdade não tem um pingo de auto percepção. Não se conhecem, não tem noção do quanto são altamente tóxicos nas relações humanas. São fingidos, falsos brilhantes, verdadeiras bijuterias baratas, e mais, marionetes manipuladas pelo instinto, falam mal de tudo e de todos. Saibam de uma coisa, somos seres capazes de controlar os nossos maus hábitos, mas muitos ainda preferem se rastejar na lama da crítica negativa. Geralmente as pessoas que são alvos de falatórios vivem muito bem, e a vida dos mal faladores? Estão pagando o preço carregando a pesada energia dos sentimentos vazios. Essas pessoas precisam aprender a se relacionar preservando a integridade e a positividade. Pode apostar, a doença e o sofrimento é que vai fazer a vida deles andar, mas se puder aprender com isso, é claro! Pernósticos e crente que estão abafando com suas críticas, na verdade são desprezados e não são levados à serio, se por acaso são requisitados, pode apostar que será para tapar buracos, segurar pepinos e descascar abacaxis.  

Respeitamos o próximo quando deixamos que eles sejam o que quiserem ser.

Mas quem faz isso? Quem desenvolve : autoestima, competência, autoconfiança e autorespeito.Essas qualidades se refletem no nosso julgamento, faz com que respeitemos o direito do outro o deixando ser feliz livremente. Quem julga negativamente não se sente uma pessoa completa ou dotada de valores, esse tipo com toda certeza nunca foi e nem é valorizado por ninguém. São criaturas inseguras,medrosas,não se sentem suficientes, não sabem pensar, sentem falta de afeto e prestígio pessoal. Secretamente se consideram inúteis e principalmente, não amam a própria vida, por isso se ocupam tomando conta do outro. Vidas superficiais e sem expectativas, nada vem de dentro deles,daí nasce a necessidade de vigiar o mundo exterior,vigiam o mundo a sua volta como mero expectadores. Ora, vigie e controle a si mesmo e a mais ninguém. Esse tipo de gente é tão ignorante que não enxerga que cada um tem o seu modo de pensar e o direito de viver a própria vida como bem entender. Ser íntegro é também não criar imagens falsas do outro. Segundo o Psicanalista Carl Jung: "Quando estivermos diante de outro ser humano,devemos procurar que ocorra somente um verdadeiro encontro de almas"

De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes.




Por Gemária Sampaio





8 comentários:

  1. Com sua postagen,me lembrei do ditado o "falar mal, mas falem de mim" é uma forma errada de ser lembrado por alguém, ou de conseguir fama ou qualquer tipo de realização. É melhor ser lembrado por coisas boas, por ter feito alguém feliz, ou transformado um sonho em realidade, ou ter ajudado alguém.
    No caso da pessoa ser um "ex", ser ignorado, humilhado ou "ser esculhachado" (o que significa isso?) não vai fazer muita diferença, pois revela que ele não a ama. O ideal a fazer é buscar um novo amor, puro e verdadeiro, que lhe faça feliz. Do seu ex, lembre-se apenas do aprendizado obtido com a experiência.
    Navegue o seu barco da vida sempre adiante, uma tempestade ou outra não importa, o importante é você, a sua vida.
    Abraço. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Olha, no caso de ex costumo dar o prazo de luto porque ninguém é de ferro rs

    O ex ou a ex recebe a malhação do Judas e você vai concordar comigo, não vai?

    No término as emoções estão a flor da pele,mesmo que não haja mais amor, fica a posse.

    Tipo, "não quero mais",mas ninguém bota a mão até que eu me dê bem novamente com outro parceiro.
    Enquanto isso... os ex's devem ficar no banco de reserva.
    Ridículo isso não? Mas é coisa do ser humano!
    Claro, tem um tempo de duração, passou o luto, passou a malhação e tudo segue em paz.

    Nos outros casos,na arte da convivência é regra: ser discreto e imparcial.Inclui a relação de trabalho, relações sociais e familiares.

    O respeito no caso da intromissão,deve estar no plano do respeito próprio, fica muito feio para quem fala mal ou desdenha. Quem ouve a conversa na hora até apoia e concorda, mas ao virar as costas o falador é rotulado para todo o sempre como falso.

    Para mim é uma questão de vaidade apontar o que os outros fazem ou deixam de fazer, fala-se mal para tentar evitar que outro sobressaia. Podemos concluir que, quem desdenha está mostrando a sua fraqueza e fragilidade. No fundo morre de inveja ou despeito.

    Quando nos preocupamos muito com o mundo lá fora, o nosso está desmoronando.

    Quer um exemplo?

    Ainda não conheci uma mãe que fala mal da filha alheia ficar impune, a dela sempre faz coisas cabeludas e a boba da mãe fofoqueira nem de longe fica sabendo, só quando explode a bomba e todo mundo fica chocado com a tal "santinha" mostrar a verdadeira face.
    Chato passar por isso não? Ser motivo de chacotas?

    Bom, foi um prazer tê-lo aqui no Chá das Cinco, agradeço o teu comentário sempre pertinente e inteligente. Obrigada por fazer o Chá comigo.

    Um abraço

    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  3. Acho que a maioria das pessoas já ouviu dizer que quando temos algo que não aceitamos em nós e vemos esse defeito em outra pessoa, isso nos causa um incômodo intenso. E muitas pessoas vão externar esse incômodo atacando o outro, criticando, julgando.
    Há quem fale até que tudo, absolutamente tudo, que você não gosta em outra pessoa, tudo que você critica, é exatamente um defeito que você tem. O outro é apenas um espelho seu, refletindo o que você não gosta em si mesmo.
    Esse é um ponto de vista interessante. Acredito que a necessidade de criticar e julgar o outro nem sempre é porque carregamos o mesmo defeito, mas certamente está diretamente ligado a questões de autoestima Quero também dizer que quando eu escrevo e falo sobre esses temas, me baseio em análises que faço do meu próprio comportamento, dos meus defeitos e não só de defeitos de outras pessoas. E como é difícil lidar com pessoas difíceis. E como é difícil lidar com a crítica. Essas situações e pessoas trazem à tona nossos defeitos mais profundos, por isso é tão importante dar atenção ao que você sente ao lidar com essas situações. Se você sentiu algo de negativo, se você se incomodou, então o problema talvez seria seu ou não e não do outro (mesmo que a pessoa tenha criticado você ou tenha sido desagradável). Aí você revida e o outro se sente incomodado – também é problema na autoestima dele, por isso que se incomodou. apenas devaneios sobre um bom assunto , tomara que eu não tenha fado bobagem

    ResponderExcluir
  4. Foi uma ótima colocação, aliás gosto de que você escreve em todas as postagens que faço. As vezes é claro, temos opiniões diferentes em certos assuntos, mas faz parte...

    Concordo contigo que as vezes é difícil lidar com as críticas, mas te confesso, quando sei que vem de uma pessoa que quer o meu bem, escuto e paro para pensar a respeito,também peço opinião.

    De vez em quando, pergunto para os mais próximos como estou agindo, se estou sendo justa ou se tem algo a reclamar de mim. Quero ser uma pessoa melhor, achei que dessa forma posso fazer uma boa auto análise.

    Sem dúvida a crítica vinda de pessoas maduras e equilibradas emocionalmente ajuda no nosso crescimento pessoal, é um dos pilares para nossa formação.

    Esse é um assunto delicado,centenas de pessoas leram essa postagem,mas não colocaram suas opiniões, afinal, quem não gosta de falar mal dos outros? rs

    Se eu falar sobre separação, traição e etc... os comentários bombam.

    Pessoalmente está difícil eu dar conta da minha própria vida, quiçá a dos outros...

    Um abraço grandão

    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu texto, eu particularmente procuro nunca me meter na vida das pessoas, prefiro ficar calada, mas quando alguém se intromete na minha odeio, gosto da privacidade, de cada individuo poder fazer as coisas com liberdade, sem criticas, sem medo do que vão pensar. Creio que quem muito fala da vida dos outros é por que não tem coragem de mudar a própria vida, ai fica aquela inveja, aquele despeito e o que resta é falar mal!

    Ah obrigada pela visita no meu blog, um beijão e até mais.

    Jessica Vieira http://sedutoraediabolica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parei de sair com as pessoas e eu tenho paz de espírito. Ore para Cristo e acreditam que, certo ou errado eu guardo para mim. Desejo-lhe uma semana criativa e bem-aventurados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha, não sei se eu me afastaria das pessoas pelo erros de outras. Existem pessoas maravilhosas, eu por exemplo,não desisto, tenho poucos amigos,mas valem ouro para mim.

      A percepção e a intuição são ótimas companhias!

      Um grande abraço

      Gemária Sampaio

      Excluir
  7. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e um Ano-Novo cheio de felicidades.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir

Faça o Chá das Cinco comigo, comente.