segunda-feira, 8 de abril de 2013

O quarto escuro da verdade


Na verdade ninguém esconde nada de ninguém, muitas vezes muitos acham que estão passando uma grande imagem colocando uma mentirosa capa protetora, sem perceber que os seus bumbuns estão de fora.
Por incrível que pareça,atendo pessoas que não sabem exatamente quem elas são,mentiram por muito tempo,esconderam de todos o que são de verdade. Mesmo assim se casaram,tiveram filhos,e convivem com os outros sem nunca terem se mostrado de verdade. Vivem isolados na ilha mental.
Quem se preocupa com a opinião social ou não aceita a sua verdade particular, cria histórias fantasiosas sobre sua pessoa. A falta de aceitação é um veneno para formação do caráter. Conheço algumas pessoas que literalmente enlouqueceram por negar a sua verdadeira condição de vida. Muitos criam um mundinho só seu para se tornarem "apresentáveis" diante da sociedade. Sem saber, estão ferindo gravemente o seu EU.

No filme, "O meu nome não é Johnny" a juíza chamou o réu "João Guilherme" para interroga-lo,quando ouviu o som do seu verdadeiro nome ele se assustou, naquele momento ele se deu conta que tinha passado grande parte de sua vida sendo chamado por um nome que não era seu. Penalizada pelo espanto do rapaz, a juíza enviou-lhe um cartão que dizia:

O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos”

Viver as consequências do roteiro de nossas vidas faz parte da saúde mental, parte da história não pode ser negada e nem reprimida. A vida não é um roteiro de filme onde as partes ruins podem ser editadas e deletadas.

Eu advogo a idéia de que os pais,familiares ou responsáveis devem ajudar na construção da história de seus antes queridos dentro da mais pura verdade, assim estarão contribuindo com saúde psíquica deles.
Quando não queremos encarar os fatos reais de nossa história,nos reduzimos,então nasce a insegurança e a sensação de desconforto.Nada mais insano do que habitar uma vida que não é sua.
Nada mais doentio do que fingir ser alguém diferente do que se é. Pessoas assim criam um verdadeiro inferno mental. Um vulcão adormecido está guardado no peito e a qualquer momento poderá entrar em erupção.

De onde vem a vontade de usar drogas? O alcoolismo? De onde vem a índole para o crime?Como se faz o mau caráter, os violentos,os mentirosos,os trapaceiros, e  muitos outros desequilíbrios? Além de uma possível carga hereditária, isso tudo também advém da falta de aceitação e pela vergonha de encarar a própria realidade. Muitos desejam ser outra pessoa ou simplesmente descartam o seu passado para ser aceito pela sociedade. Somos o que somos,não dá para mudar nenhuma vírgula, o passado é carregado nos ombros sim, e ele terá o peso dos seus atos e ponto final,fazer o que?

No espelho refletimos o que somos de verdade e não o que imaginamos ser.Como querer ser aceito diante de todos se a base dessa afirmação é mentirosa?
Nunca seremos iguais,cada um carrega nos ombros a sua verdadeira história.
O indivíduo que se conhece e se aceita é capaz de responder tranquilamente a pergunta que deixa tantas pessoas desconcertadas.
Quem é você? 

Por Gemária Sampaio

16 comentários:

  1. gemaria , é sempre um prazer está em seu espaço,
    minha opinião é que dificilmente podemos dizer que uma coisa esta certa ou errada , ou que alguem pode estar equivocado nisso ou naquilo, pois assim como nosso destino pode mudar de rumo conforme nossas atitudes, ao longo de nossa vida vemos que frases de grandes pensadores ou sabios podem só refletir a opinião pessoal deles , a verdade mesmo só vem do alto e é dado aos amantes da paz e que buscam o conhecimento para o bem da humanidade.(minha opinião...tambem posso não está certo)

    p.s : não demore tanto a postar !

    abçs anjo só

    ResponderExcluir
  2. Enhorabuena y felicidades por el texto...Saludos Tony

    ResponderExcluir
  3. Anjo Só,é um imenso prazer tê-lo no Chá por tanto tempo,na verdade eu é que me sinto honrada com a sua presença.

    Realmente,quem tem blog gosta de dar os seus pitacos filosóficos. No meu caso tenho uma visão holística e algumas vezes pincelo com a psicanálise,já que é a minha praia. Coloco alguns casos (sem citar nomes,é claro)dos casos que atendi na clínica.

    O Chá tem a função de servir,alguns casos são bem parecidos com os que alguns leitores estão vivenciando,eles poderão perceber que não estão sozinhos na situação que os incomoda,outros gostam de se colocar diante do assunto,acho muito bacana essa interação com os leitores do meu blog.

    Eu desejo que o destino de todos mudem para melhor,que a vida de cada um possa usufruir da integridade física e mental em cima de suas escolhas.
    Na minha opinião o certo é se gostar acima de qualquer coisa,o errado seria não cuidar do nosso lado emocional,ninguém fará isso por nós.

    Um grande abraço,esteja sempre aqui meu caro.

    Gemária Sampaio


    ResponderExcluir
  4. Olá Tony!
    Obrigada pela visita,seja sempre bem vindo amigo.

    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  5. You do not haνe to spеnd hours аt the fіtnеss
    center or exеrt ѕo cοnsiԁerablу wοгκ
    and enеrgy in perfοrming function οut juѕt tо bе in а position to tοne youг musclеs.


    my pаge: Visit The Next Internet Site

    ResponderExcluir
  6. Olá Gemária,

    Passei para deixar um beijinho. Estou de volta.

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga

    Ao sabermos quem
    somos nós,
    podemos explicar
    perfeitamente
    o sentido de nossas vidas.

    Que sempre haja em ti,
    tempo para cultivar a alegria.

    ResponderExcluir
  8. O difícil é sair dessa encrenca. Meu beijo.

    ResponderExcluir
  9. Gemária,
    Você é demais das boas cabeças que existem no mundo blogueiro. Gostei demais. Por que não faz um estudo helostico da poesia. Posso copiar esta postagem em meu blog?
    abração do poeta
    franciscomigueldemoura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Chico meu Mestre!

    Bom te ver por aqui meu lindo.

    A sua visita no Chá é uma grande honra,elogio aceito,obrigada.
    Perdão,tua mensagem mexeu com a minha emoção, estou sentindo o gosto do orgulho,mas de vez em quando um pecadinho não faz mal rs

    Sou sua fã.
    Beijos

    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gemária!
    Algumas pessoas realmente vivem sem descobrir quem são, ou se escondem atrás de uma vida artificial para que os outros não a conheçam. Acho que sou bem pé no chão e não costumo fazer uso constante de bebidas ou outras drogas, até mesmo os remédios tão indiscriminadamente receitados por médicos que não são psiquiatras.
    Essas pessoas tem que descobrir por elas porque vieram ao mundo, outras não saberão jamais.
    Não quero julgar os outros, porque acho que cada um possui a sua história e mesmo que pareçam covardes, sua luta interna pode ser grande.
    Importa quem sou, a consciência que tenho de não fazer o mal para ninguém e estar sentindo paz no coração.
    Estava com saudades de você!!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Olá Luma querida!
    Eu também estava com saudades de você mulher.
    É um imenso prazer ter aqui no Chá a tua opinião,muitas pessoas passam por aqui para ler as postagens,mas gostam de muito dos comentários também.

    Aqui passam pessoas que precisam de ajuda,silenciosamente procuram na internet um conselho que alivie o peso da melancolia,acabam encontrando textos que falem do seu problema.

    Obrigada por fazer o Chá das Cinco junto comigo.

    Grande beijo linda

    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  13. algumas pessoas e do espelho para olhar nomizounoti ser outra coisa. Deuses. Quando eles descobrem que seu verdadeiro eu o que faríamos?
    Eu amo a música que você tem em seu blog!
    Kostas - Grécia.

    ResponderExcluir
  14. Kostas,obrigada por comentar.
    Também amo Turning Page - Sleeping At Last
    Twilight - Do Filme Crepúsculo.

    Muita gente adia a hora em que vai fazer uma auto análise para se conhecer melhor.
    O medo é um dos culpados.

    Grande beijo para Grécia e outro para você

    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  15. Olá querida!

    Eu jurava ter comentado aqui mas acho que nao enviou. Coisas do blogger!

    Nao lembro bem o que refleti na primeira leitura mas achei incrivel o seu texto, principalmente esse trecho: "Muitos criam um mundinho só seu para se tornarem "apresentáveis" diante da sociedade." que bateu com o meu pensamento no atitude: "Tem gente que quando pensa que esta ali, dentro do mundo de todo mundo, se engana. Esta é criando o próprio mundo." '...Sem saber, estão ferindo gravemente o seu EU'

    Obrigada pela presença em meu novo espaço e sinta-se a vontade por la, viu!

    Beijos e ate mais

    ResponderExcluir
  16. Ame a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos são poucos.
    Te desejo um ótimo fim de semana beijinhos.

    ResponderExcluir

Faça o Chá das Cinco comigo, comente.