domingo, 22 de março de 2009

Crise no Brasil ??? As mulheres tirarão de letra se.....


As notícias sobre a ' Crise" não param de chegar, é só ligar a TV, a rádio e quando abrirmos os jornais nos depararmos com as bombas do dia.
Mas a pergunta que não quer calar é se a Crise Financeira Mundial chegará aqui no Brasil.
Vou postar a minha opnião como consumidora, eu não tenho a pretensão de escrever como uma expert em Economia.
Na minha opinião ela será global, uns países com menos e outros com mais impacto, mas o medo assombra até aqueles que não sabem o que é a tal "CRISE".
A minha mãe uma senhora de 75 anos me perguntou o motivo de tanta preocupação se a coisa aconteceu no exterior, de uma maneira simples tentei colocar para ela sobre o reflexo da economia americana no mundo.
Mas isso vem de muito tempo, a "teoria" é que tenha começado mesmo no dia 11 de setembro de 2001 com o atendado terrorista às torres gêmeas: milhões gastos com a guerra, e tentativas mal planejadas de incentivar o consumismo e o crédito. Bancos começavam a emprestar pra quem não podia pagar. O setor imobiliário nos estados unidos foi o primeiro a sentir os efeitos da crise. O povo tinha todos os incentivos para comprar casas ou hipotecá-las (pedir dinheiro emprestado dando a casa como garantia), mas a diminuição na oferta de emprego e a demissão de alguns empregados, resultou que o povo não tinha como pagar as hipotecas o que derrubou a próximo dominó, os bancos. Dois dos maiores bancos dos estados unidos entraram em processo de falência, já que não tinham o dinheiro das hipotecas.
Até ai tudo bem dá para entender, mas o que fazer daqui para frente?
Gente acredite, essa crise nos farão ser até mal educados diante de algumas medidas que teremos de adotar em nossa casa.
Com toda certeza diminuiremos os convites, serão raros aqueles churrascos nos finais
de semana em casa ou no sítio, as festinhas para os amigos, os presentinhos para a família.
Até para as visitas que adoram nos fazer uma surpresinha de vez em quando, teremos que colocar a nossa disponibilidade em recebe-los.
Vergonha??? Claro que não, depois de sorrisos, fotos,passeios, novas receitas e muita diversão, sobram no final de tudo uma bela conta para VOCÊ pagar toda essa alegria fora de hora.
Em tempo de crise não poderemos gastar como se nada tivesse acontecendo, temos que cortar os gastos para que tenhamos condições de juntar reservas se o pior vier, como por exemplo o desemprego.
Não pretendo ser a quinta Carvalheira do Apocalipse, mas na verdade o Brasil sempre esteve em crise, visto que as condições de vida miseráveis das massas, das periferias das grandes cidades, dos desempregados e subempregados, dos sem-terra, sem-teto, sem-hospital, sem-escola, sem-cultura e sem nada, etc; não podem ser consideradas nada menos do que críticas. Se não quer discutir essa realidade, não de pode falar seriamente em crise.
Eu sou formada em Direito e não em Economia, mas tenho o meu ponto de vista e de alguma maneira ajudar a colocar que depende muito de nós e dos cortes das nossas vaidades para que possamos driblar mais essa sina.
Nós moramos no Brasil,um país que sem sombra de dúvidas tem uma beleza natural incrível mas ninguém merece os governantes dele.Eu não vou colocar que há exceções, estou de saco cheio de separar o joio do trigo na política brasileira.
Eu não me sinto culpada em afirmar que o povo tem o governo que merece, os políticos não entraram como boi ladrão arrombando a cerca, eles entraram pelo apertar dos botões das urnas espalhadas por todo o Brasil.
Hoje temos que avaliar os gastos mas também temos que avaliar as nossas opções na escolha dos nossos candidatos.As nossas escolhas envolvem pessoas que tomam decisões em um contexto social, como crime, educação, a família, saúde, direito, política, religião e insttuições sociais.
Temos que ser menos vaidosos, menos anfitriões, economizar nas contas fixa( água,luz,telefone)
Amigos é hora de pagar o que puder à vista, se mantiver luxos e supérfluos é uma boa hora para experimentar uma vida mais simples e depois de passada a crise poderá voltar a viver como desejar e terá uma boa reserva para isso.
Manter o carro atual conservando os ítens básicos, evitar viagens no momento e tirar vantagens de ficar em casa colocando tudo em ordem.
Uma boa é dividir os gastos, se mais de um trabalha em casa, é hora também de cortar a compra de revistas e jornais, a internet disponibiliza todas as notícias.
Ter telefone celular com conta mensal nem pensar, regule os seus gastos com um pré-pago.
As donas de casa podem mudar o cardápio para receitas mais baratas e diminuir os gastos com supermercado escolhendo bons produtos mas que estejam na promoção.
Escolher produtos pela embalagem ou pelo preço é cafona em tempo de crise, lembre-se que o preço alto é para quem tem muito dinheiro, a classe intermediária e pobre não pode manter um status social.
Cuide dos seus filhos mais diretamente, esteja mais próximo e dedique-lhes mais atenção, em geral filhos bem atendidos em amor e dialogo são mais compreensivos em momentos de crise.
Quite se puder as dividas com cartões de crédito e cheques especiais, ou mesmo refinancie a longo prazo se as dividas forem altas, assim caso fique repentinamente sem dinheiro não precisará se preocupar com renegociações difíceis em momentos mais difíceis ainda.
Eu pratico essas dicas e garanto que não são dificeis de adaptar na sua familia, um diálogo franco sobre economia doméstica pode fazer com que você não seja visto como pão duro, mas como responsável.
Eu espero que vocês não precisem usar essa dicas.Desejo a todos sorte e fortuna, mas caldo de galinha e cautela não faz mal a ninguém.

Por Gemária Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o Chá das Cinco comigo, comente.