quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A arte de dizer N Ã O


É importante aprender dizer NÃO, O "bonzinho" carrega na testa o estigma "disponível".
Não ser bonzinho não significa estar errado ou assumir ser mau, mas sim abrir espaço para usufruir da liberdade de escolhas. Realizar isso não é nada fácil minha gente, eu sempre uso um velho ditado quando sinto que estão tentando me usar:

"Enquanto houver cavalo São Jorge não anda a pé"

NÃO é uma palavra mágica, usada na hora certa ela evita uma série de problemas no presente e no futuro. A falta de limites por exemplo é quando a pessoa escutou poucas vezes na vida negativas de suas vontades esdrúxulas.

O SIM pode ser perigoso quando usado sem responsabilidade e mascarado por uma falsa bondade que no fundo a força deste SIM é a indiferença.

Muitos tem medo de se expor, acreditam que um dia poderão precisar de quem lhe pede favores, nessa condição, optam pela escravidão. Muitos acreditam que tem uma dívida eterna, outros ocupam um lugar na família de "faz tudo", essa disponibilidade o vulgariza, os familiares desrespeitam esse individuo "bonzinho". Até mesmo o empregado deve colocar limites, o que não falta é gente para abusar da sua boa vontade!!!

Liberte-se da surrada fantasia de anjinho e seja você mesmo!

Haverá dias que você se sentirá cansado, terá que cumprir outras obrigações, pode querer ficar de bobeira dando um tempo de todos e não querendo se comprometer com problemas que não sejam seus. É um direito seu não fazer o que não queira naquele momento.
Não é preciso mentir, mostre que você está impossibilitado, que não é o momento de lhe pedir favores, mostre também que você não está sendo mal educado e nem está brigando, mas já está resolvido, desta vez não poderá ajudar e pronto.

Encoraje a pessoa que te solicitou buscar outra solução, se desculpe por não ajuda-la naquele momento e que numa outra oportunidade, "talvez". Não se esqueça, se coloque também no olhar, seja altivo na expressão sem precisar de usar uma feição ríspida. Olhe nos olhos, encare a pessoa que te interpela, bote a vergonha para correr nessa hora.

Algumas pessoas não se envergonham e insistem chegando a humilhação só para conseguir o que querem, seja firme, mantenha a conduta e diga que está de saída, peça desculpa e saia mesmo de perto dela. Os manipuladores adoram fazer esse tipo de gente deitar e rolar!

Um conselho? Na hora H dê um sorriso, diga NÃO e mude de assunto bem rapidinho, costuma dar certo, como não estão acostumados com a tua negativa, vão aceitar.
Difícil é se colocar nas primeiras vezes, as demais sairão naturalmente você verá.

Boa sorte.

Por Gemária $ampaio


39 comentários:

  1. ...dizer nao é uma arte que se aprende da necessidade de se fazer respeitar e excercer o amor proprio! A D O R E I !!!! eu ja escrevi sobre dizer nao,pois acredito que a gente fica com este peso de ser bonzinho e dizer muito sim, e se esquece de dizer simmmm pra gente!
    bjossss no coracao.
    que delicia este cha das cinco!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Andrea, quando não nos colocamos as pessoas tentam abusar!

    Até as mais humildes fazem você de babaca se você não impor limite, vejo isso em algumas comunidades carentes, eles só faltam lhe arrancar o sangue, não entendem que você quer ajuda-los e não mudar-lhes o status social.

    Alguns relutam e não querem aprender pescar, querem o peixe pronto num hotel 5 estrelas e de preferência servido por você rs

    Bjs amiga
    Gemma

    ResponderExcluir
  3. Devemos dizer não sim qtos vezes for preciso.

    Gostei do texto.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  4. Não por puro comodismo não é mesmo?
    Mas para proteger a nossa individualidade, ninguém fará isso por nós.

    Bjs
    Gemma

    ResponderExcluir
  5. Esses dois vocábulos, que por ironia se compõe - ambos - de tres letras ... são decisivos na construção das biografias . Entre o sim e o não estão as chaves da porta do destino ... Excelente texto .

    ResponderExcluir
  6. O não hoje, pode ser o sim que a pessoa tanto necessita para seu aprendizado nesta vida.
    O nosso sim pode tirar alguém de um resgate a ser vivido. Aí somos nós que ganhamos o karma.
    Haja sabedoria....
    beijinho

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, perfeito! Preciso dizer NÂO com bem mais frequencia, as pessoas "montam", abusam.
    bjuss

    ResponderExcluir
  8. Excelente comentário Ivan,

    realmente o Sim e o Não exercem um enorme poder, podemos dar rumos inacreditáveis as nossas vidas usando um ou outro como chave do destino.

    Se fizermos uma reconstitução de todas as nossas atitudes e se pudessemos voltar no tempo a nossa história poderia ser outra ou NÃO

    Beijos
    Gemma

    ResponderExcluir
  9. Realmente Zizi, um NÃO na hora certa é um empurrão diente da vida.
    Muitas pessoas gostam de sobrecarregar as outras até para não fazer o que lhe é cobrado da vida, eles querem "passar a bola"..
    Temos que usar a determinação, não é fácil para ninguém negar.
    Bjs
    Gemma

    ResponderExcluir
  10. Uauu é uma delícia este chazinho, adoro andar por aqui, agora este texto tão verdade, tão dia a dia, leva-me a questionar, qtas vezes digo sim, apenas com vergonha de dizer não, aí sb o q acontece, lá vou eu preencher mais um espaço na agenda, e cada dia sobra menos tempo para o meu, sim, estou descançando, é uma reunião aqui, um encontro lá, igreja, clube, ação social, empresa, hospital...qdo vejo, já faço mais visitas, não tenho horas livres, por causa do não, ótimo enfoque vou tentar dizer não, mas...é tão dificil, se me procuram é pq precisam de mim, então lá vou eu...bjos, bjos, bjosss

    ResponderExcluir
  11. LIBERDADE é poder dizer NÃO e SIM com responsabilidade não é mesmo Lara?
    Como disse o nosso amigo Ivan Cesar, esse poder pode mudar as nossas vidas!!!
    Um beijo
    Gemma

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga Gemária.
    Estou completamente de acordo. Às vezes é mais fácil dizer SIM só porque sim. Para criar clima, para fazer geito, para ser prazenteiro e "bom vivant". O NÃO é mais difícil, tem que ser mais ponderado. Para não ferir, para não ser politicamente incorreto. Mas realmente é preciso começara a dizer NÃO com mais veemencia. É uma questão muito pertinente.
    Beijos querida amiga
    Victor Gil

    ResponderExcluir
  13. Realmente o não é uma palavrinha mágica, mas muitos não gostam de usá-la com medo de magoar as pessoas e acabam magoando a si mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Gê,
    Realmente este é um bom tema. Não gosto de dizer, SIM... SIM... SIM... feita uma marionete, mas às vezes com certas pessoas custa-me dizer NÂO, enquanto com outras é extremamente fácil. O mais importante para mim é saber as intenções das pessoas e agir de modo a que eu depois não me penalize, por um não ou por um sim.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderExcluir
  15. Nossa, quantas vezes no passado fui praticamente submissa aos desejos dos outros... Sim, sim, sim, para tudo! Mas aprendi amiga, dizer não quando necessário é com certeza muito mais saudavel e sincero... E vivemos muito melhor conosco e com o próximo sendo sinceros ao dizar SIM ou NÃO.

    Beijos linda e um maravilhoso FDS.

    ResponderExcluir
  16. Você é corajoso rs
    Eu ainda prefiro ser disponivel quando eu posso, faço sacrificios somente para as pessoas que eu sei que precisam muito e não há outra saida, tem que ser Gemária Sampaio.
    Mas a intenção deste post foi passar uma receita contra os folgados de plantão..
    Bjs
    Gemma

    ResponderExcluir
  17. Você é corajoso rs
    Eu ainda prefiro ser disponivel quando eu posso, sacrificios só para as pessoas que eu sei que prcisam muito e não há outra saida tem que ser Gemária Sampaio.
    Mas a intenção deste post é afastar os folgdos de plantão..
    Bjs
    Gemma

    ResponderExcluir
  18. É sim e concordo com você,mas vamos deixar essa coisa de se prejudicar em nome do outro não é mesmo?
    Ser bom em primeiro lugar com você mesmo, depois poderemos ajudar os outros.
    A verdade nunca deverá magoar, "não posso" as vezes não dá para negociar, você não é o único morador do planeta outros poderão ajudar.
    Até quem sabe o universo que fazer essa pessoas se mexer não é mesmo?
    Não podemos ser o salvador da pátria...pense nisso amigo.
    Um grande beijo
    Gemma

    ResponderExcluir
  19. Realmente Manu,
    Algumas pessoas são mais especiais,mas mesmo essas, tem hora que você não poderá e ela terá que ter uma segunda opção.
    Não sobregarregar também é uma forma de amar.
    Bjs
    Gemma

    ResponderExcluir
  20. Isso mesmo Débora!!!!
    Ainda bem que aprendeu a dizer o seu NÃO e o seu Sim na hora certa.
    O seu coração agradece, fazer esforços sem medidas não faz bem para nossas emoções.
    Sem essa de querer fazer vestibular para santo... ajudar é uma coisa, mas ser submetido é bem diferente, não é mesmo?
    Beijo grande
    Gemma

    ResponderExcluir
  21. Muitas vezes é difícil... A gente tenta pacificar td! Mas, realmente, é sempre melhor a gente mostrar nossa cara mesmo! Acho que se falarmos a "linguagem do coração", estamos sendo realistas e, nisso, ninguém pode nos impedir... Custe o que custar!

    ResponderExcluir
  22. Hoje NÃO vou comentar o seu post!

    Apenas desejo-te um fim-de-semana cheio de alegia e boa disposição,
    CR/de

    ResponderExcluir
  23. Olá, minha bela Gê.
    Menina, esse conselho me caiu como uma luva. Já ando dizendo não há um certo tempo, mas a pessoa é deveras insistente. Mas faço o que você disse: Digo não e saio numa boa. Sem abrir espaço pra novas lamentações.

    Mudando de assunto... Como vc está? Tá curtindo bem o final de semana? Espero que estaje sendo maravilhoso.
    Um beijão pra ti.

    ResponderExcluir
  24. Gemária,realmente si sabes utilizar el No, por supuesto de una manera siempre honesta, obtendras el Si casi de inmediato.

    Gracias por tu visita a Reset... Es tu espacio

    Un Abrazo y Luz para el Camino

    ResponderExcluir
  25. Vê porque digo que fomos companheiros de guerra!? Não podia estar mais correcta, quando as pessoas aprenderem a libertarem-se verdadeiramente, aprenderem a dizer não, aprenderem a não julgar estarão no caminho de uma nova consciência.

    O dizer não é muito importante, principalmente dizer-lo sem se sentir culpado.
    Ser boa pessoa não é agradar todo mundo, até porque não se deve agradar quando nos prejudica a nós.

    Muito bom post.

    ResponderExcluir
  26. Amiga que bom te encontrar neste chá..olha sim e não tem sua hora certa e é bom....meu beijo

    ResponderExcluir
  27. a gente tem que saber com quem ser bonzinho e com quem ser um diabinho né... tem gente falsa por aí,

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, dia!

    Você está a bordo de um novo dia.
    Diga: bom dia, dia!
    Bom dia, vida!
    Bom dia, sensibilidade!
    Bom dia, fé!
    Bom dia, coragem!
    Bom dia, talento!
    Bom dia, trabalho!
    Bom dia, alegria! Bom dia, felicidade!
    Bom dia pra você!


    Tem muita coisa boa para você aproveitar.
    Há sensações que vem de dentro e que precisam ser colocadas para fora.
    Há sensações que vem de fora que precisam ser interiorizadas.

    Esteja aberto e pronto para emitir sinais. E também para captar o que está no ar.
    Se o caminho que você planejou é muito longo, não se desespere com a distância que ainda falta para chegar.
    Concentre-se no próximo passo. Ou mesmo no primeiro passo.

    Hoje você pode comecar algo novo que vai levá-lo muito longe.
    Inicie algo hoje nem que seja uma mudança.
    Se você resiste a mudanças tenha ao menos desculpas novas para dar pelo que você deixa de fazer.

    Tenha atitudes simples, mas honestas.
    O início de qualquer coisa nova para sua evolução, pessoal, espiritual ou profissional, começa aí dentro de você, silenciosamente, enquanto organiza seus pensamentos para mais um dia.
    Está no ar uma nova manhã...
    Um novo dia...
    Uma nova semana...

    (texto tirado da net).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  29. Isso mesmo Vagner!!!!
    Acredite no que eu te disse, diga NÃO e mude de assunto, vai ficar dificil voltar ao assunto.
    Mas eu conheço gente que se humilha, esses eu sugiro procurar um psicólogo, digo que tem uma doença que a pessoa não aceita negativas, e que ela precisa pensar num tratamento rs
    Te confesso que esse é o plano 2, se não adiantar, corraaaaaaaa, saia de casa se preciso rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Hello Mikelle,
    I liked your presence in my space, come back again.
    Your visit was a pleasure
    kisses for you

    ResponderExcluir
  31. Sim Sergio,
    não há melhor maneira de dizer algo, sempre usando a verdade.
    Como dizia o meu pai:
    " mesmo que tenhas de enfrentar um grande prejuizo, diga sempre a verdade "
    Bjs
    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho certeza de que somos seres afins meu querido!

    Temos opniões muito parecidas,o nosso contato aqui no blog comprova isso.
    Assim como eu você também busca o equilibrio, a paz e com humildade passamos as nossas experiências de vida.
    Fico muito feliz com a tua presença no Chá das Cinco.
    Bjs
    Gemária

    ResponderExcluir
  33. Entre sem bater minha querida!
    O Chá das Cinco ficou bem melhor com a tua chegada.
    O teu beijo foi recebido e a tua visita alegrou este espaço.
    Um beijo
    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  34. É verdade tem muita gente falsa, mas tem muita gente bacana que abusa não é mesmo?
    Não podemos deixar que nos usem, ajudar é muito bom, faz bem para quem faz, mas tudo tem limites.
    Bjs linda

    ResponderExcluir
  35. Isso não tem preço...
    Receber boas energias melhora o nosso dia e nos deixa com uma sensação de bem estar.
    Saber que somos lembrados nos faz importantes!!!
    Bjs minha querida e obrigada pelo teu carinho

    ResponderExcluir
  36. Ótima matéria,

    As vezes dizemos sim para agradar os outros e com isso colhemos um monte afazeres e preocupações, fazendo com que no futuro haja um desgaste tão grande prejudicando a vida de quem quer sempre agradar.

    O sim é importante, mas temos que saber o momento certo.

    Grande Abraço e Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

Faça o Chá das Cinco comigo, comente.