domingo, 5 de julho de 2009

Etiqueta no mundo Blog....NETIQUETA


Achei por bem fazer um post sobre o início do mundo blog na internet e distrinchar o que tanta gente me pergunta....

_ Blog???? Pra que serve isso heim? O que exatamente deve ser escrito nesse " troço " ???


Foi em 1997, Jorn Barger concebeu o termo WEBLOG , definindo-o como uma página da WEB onde qualquer pessoa pode colocar uma mensagem expondo todas as outras páginas interessantes que encontra.O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar WEE-BLOG que tornou inevitável o encurtamento para o termo definitivo BLOG.

Hoje temos mais de 70 milhões de blogs espalhado pelo mundo, eles são atualizados várias vezes por dia, com pensamentos, histórias do seu autor sobre muitos temas diferentes.

O blog é um diário on line, no mundo blog tem de tudo, o blog é como o papel, aceita tudo o que é escrito nele e é direcionado para um determinado público. Graças a Deus ele é democrático.

Quantas pessoas tem o seu blog como um amigo íntimo, quantas tiraram das gavetas antigos cadernos cheios de poemas, frases e histórias que antes estavam escondidas.

O blog é uma ferramenta importante, muitos hoje em dia ganharam uma ocupação e uma denominação por conta dele. Quase todos aqui na net já leram apresentações auto intituladas e fora do mundo net eles nunca se apresentariam de tal forma...

Aqui vale ser santo ou demônio, ser moderno ou inflexivel, vale ser equilibrado sendo um bipolar.Um dia, talvez os blogueiros deixem de ditar regras, parem de legislar sobre como os homens e as sociedades deveriam se organizar e as vejam como são, e não como deveriam ser. Só que, nesse dia, os blogs estarão mortos – para nossa tristeza ou regozijo, como saber?

No blog, os exercícios reflexivos são desejáveis, mesmo quando possam parecer insensatos,o desenvolvimento da Internet quis que a pessoalidade fosse o ponto de partida.

Portanto uma das regras básicas para ser um bom blogueiro é respeitar o "Diário" alheio.
Como tudo na vida se você não se enquadra você está fora, no mundo blog "não ter regras"
é um exercício na tua história, nas tuas reflexões e como na TV, se você não gosta, saia !!!
Simples assim.

De blogueiro e de louco todos nós temos um pouco, aqui no mundo blog a loucura é respeitada,
aqui vale colocar para fora todas as opiniões, não é pela ausência da inflexão de voz e da linguagem corporal bem como a natureza impessoal desse meio de comunicação que poderíamos nos privar de nos expressar.
Uma das regras para ser blogueiro é não ter medo das palavras, não se preocupar com as formalidades, o leitor do Chá das Cinco por exemplo, frequenta esse blog gratuito por sua própria conta e risco.E, mais do que tudo, não me preocupo em delimitar um assunto. Tudo é jogo. Nada é off-topic.
A única coisa que justifica ter um blog é poder escrever sobre o que queremos, na hora que queremos, do jeito que queremos.Essa liberdade não tem preço e não tem substituto.

No dia em que pararmos pra pensar, por um minuto que seja, que não podemos escrever sobre o que nos vem a cabeça porque isso vai afugentar os leitores, o blog vai se transformar em mais uma insuportável obrigação.E, aí sim, acabarão os blogs com o selo de autenticidade,como este.

O meu espaço por exemplo é uma anarquia organizada, nada que se escreva no blog deveria ser para atrair leitores, se assim fosse seria pura carência afetiva.

Eu acredito na pluraridade de assuntos, até porque um diário real é assim.A leitura programada não ganha uma base de sustentação, o leitor não ganha nada com isso, a palavra maquinada é uma fraude.

Por tanto, no mundo blog o que vale é ter coragem para relatar o teu reality show, as tuas mais profundas neuras,os teus gostos, a tua mais íntima confissão, relatar os teus sonhos, ser um personagem, ser louco e não ser cobrado por isso nesse mais novo mundo, a INTERNET.

Eu garanto que você não será fuzilado por escrever o que quiser no teu blog, liberte-se da crítica, nenhum internauta pagará a tua conta de luz ou a tua conexão ok?

Seja feliz...meta os dedos no teu teclado e manda ver meu irmão (a) !!!!!!


Por Gemária Sampaio


34 comentários:

  1. Olá Gemária...!!
    Fico feliz por você ter voltado e, ainda por cima, com ótimo astral...!! Isso não é prá qualquer um não...!!
    Concordo, blog também foi uma das melhores coisas que descobri, em termos de relacionamentos via net... Simplesmente, AMO ser bloguista...!!
    Quanto a sua: "Uma História Sobrenatural", é divinamente linda...!! Acredito em tudo o que disse, vírgula por vírgula... Algumas vezes os meus sonhos me foram reveladores, bem do tipo em me ajudar a solucionar questões emocionais, psicológicas que me levaram e continuam me levando ao amadurecimento. Contudo, não gostei de compartilhar os meus sonhos para um homeopata, como parte da técnica dele. Prefiro eu mesma interpretá-los. Afinal, já precisei fazer muita terapia.
    Voltando, fico feliz por ter descoberto por meio de sonhos o seu "problema", sinal de que conhece e sabe dar atenção ao seu corpo. Eu curto esse lado..., comigo mesma, quando preciso.

    Beijos e estou feliz por você ter voltado...,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Oi menina, fico feliz que já esteja recuperada.

    Excelente blogada esta!

    Sabe que comigo também acontece isso. Tem muita gente que me pergunta o que fazer num blog... rsrsrs... nossa, são tantas as possibilidades né?

    OLha, só sei que blogar vicia, mas é um vício saudável, hehehe... se é que tem vício saudável.
    Mas de qualquer forma, vale a coragem como vc disse de colocar nosso show no ar.

    Depois passa no meu blog novo apra dar uma espiada e esteja a vontade para participar. Será um prazer tê-la por lá, querida.

    BOm domingo pra ti!
    ultrabeijos

    ResponderExcluir
  3. Oi menina, fico feliz que já esteja recuperada.

    Excelente blogada esta!

    Sabe que comigo também acontece isso. Tem muita gente que me pergunta o que fazer num blog... rsrsrs... nossa, são tantas as possibilidades né?

    OLha, só sei que blogar vicia, mas é um vício saudável, hehehe... se é que tem vício saudável.
    Mas de qualquer forma, vale a coragem como vc disse de colocar nosso show no ar.

    Depois passa no meu blog novo apra dar uma espiada e esteja a vontade para participar. Será um prazer tê-la por lá, querida.

    BOm domingo pra ti!
    ultrabeijos

    ResponderExcluir
  4. Gemá, vc escreveu uma crônica, e das boas, fique sabendo.

    Direcionou a idéia central com maestria.
    Esta tão boa que te convido a participar do meu blog de crônicas. Aceita?
    Se disser sim ( e eu espero um sim), me forneça um e-mail pra eu te enviar um convite.
    Depois desse tramits vc entra e posta essa beleza que escreveu.
    bjka!
    Lu C.

    ResponderExcluir
  5. Menina, você mandou ver muito bem, amei o texto. estou aqui metendo os dedos no teclado e querendo te dizer, você é show. e ser feliz é o meu lema e desejo sempre ser feliz para todos. Que bom que estás de volta com saúde, com cabeça afinada escrevendo este texto.
    Viu só? hoje cheguei bem no horário para o chá.
    vamos lá então?
    Beijos e sejas feliz sempre.
    Cleo

    ResponderExcluir
  6. Genária, quanto a postagem anterior, devemos sim sempre ouvir nossa intuição, seja em forma de sonhos ou qualquer outra forma, são tantas, que nos mostram o caminho a seguir. que bom que você viu, ouviu, sentiu teu sonho, tudo vai dar certo, já passou, pensas assim, se foi, agora, é sorrir prá vida, forte, firme sem tréguas.
    Beijos no coração
    Cleo

    ResponderExcluir
  7. Resolvi ficar para o CHÁ rsrs.Adorei o Blog, estarei sempre por aqui. Abç's

    ResponderExcluir
  8. Gê...pelamorrrr afaste-se do meu blog enquanto estiver convalescendo...rsss eu sei como dói sacudir tudo....rsss
    Eu nasci pra espalhar alegria e cachecóis..hahhahahaha
    Bjka e fique com Deus..

    ResponderExcluir
  9. Olá minha cara Gemária, vim conhecer seu espaço virtual , é muito colorido e bonito. Obrigada pelo carinho de sua visita e interesse em seguir o blogger. Mantenhamos contato. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do teu texto e concordo com você! Blogar não pode ser obrigação e sim, um prazer para quem tem um blog!

    Obrigada pela visita, seja sempre bem-vinda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. A única coisa que justifica ter um blog é poder escrever sobre o que queremos, na hora que queremos, do jeito que queremos.Essa liberdade não tem preço e não tem substituto.

    Subscrevo o que aqui disseste, e jamais deveria buscar alguma multiplicidade, quem busca tal é como disseste e bem, uma certa carência ou reconhecimento.

    *aceitei o chá, e cá estou eu,vim pra ficar*

    Uma otima semana pra voce.

    beijocas

    ResponderExcluir
  12. nossa, nem sabia da historia...mto bom saber.
    E td mundo me pergunta tb pra que serve um blog e no que eu vejo utilidade.
    mas, minha necessidade básica é se expressar!
    khc4u*

    ResponderExcluir
  13. Oi Gê,
    Obrigada pela passagem em meu BlOG.
    Maravilhosa suas ponderações nesse adorável recanto para o chá.

    Esses dias um amigo me perguntou qual a utilidade de um BLOG. e eu lhe disse que eram inumeras, mas para ele se inteirar, deveria ler esse texto que está completo Vou repassar.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. É...concordo plenamente com você e amei tudo que li.
    O espaço é democrático e cada um deve escrever aquilo que melhor lhe convier ou quiser.
    Meu blog também é assim, já fiz denúncias, já escrevi "poesias" (se é que aquilo possa ser chamada de poesia, mas escrevo principalmente aquilo que sinto no fundo da minha alma. No blog posso ser eu mesma, abrir minhas fragilidades,mostrar doçura, ser otimista ou pessimista...
    Adorei sua autenticidade, seu solar, a natureza que invade sua casa e principalmente seu chá das cinco. Sabe que quando a companhia é agradável a gente volta.
    Espere-me que sempre que puder te farei uma visitinha.
    Beijão
    Angel

    ResponderExcluir
  15. Olá Gemária...,Sou Hod, passando para conhecer seu espaço depois de tomar alguns delciosos cafés com Ana Lúcia Porto, e como já são quase cinco..aproveito para tomar um chá com vc. e te convido para conhecer meu espaço...http://carpediem-hod.blogspot.com/
    um pito de armazém onde de tudo um pouco tem...
    Referente ao texto penso que é bem educativo e pertinente aos dias atuais....

    Abraços!
    Hod.

    ResponderExcluir
  16. Gemária, boa noite...

    Saudades do nosso chá das cinco...

    Muito bom vir aqui visitar-te!!

    Um beijo!!!

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  17. muito interessante esse post.
    gostei mesmo.
    rsrsrs
    otimo blog
    parabens...

    ResponderExcluir
  18. Passei prá deixar um beijo.
    Cleo

    ResponderExcluir
  19. Não estava sabendo da cirurgia que você teve que enfrentar... De todo modo, vejo que voltou com a corda toda... Nos presenteando com mais um de seus brilhantes artigos... Dessa vez sobre esse canal de comunicação alternativa que utilizamos na web... Os nossos blogs!... Fantástico!... Muito obrigado... Seja bem vinda!
    Saúde e Paz!
    Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  20. Você tem toda razão. Blog é como um diário eletrônio (online). Com total liberdade para escrevermos de tudo. Quem gostar, ótimo. Quem não gostar, sinta-se à vontade para retirar-se.

    Ótimo post!
    Voltarei para o chá das cinco, seis, sete...

    Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Oi Gemária,
    Sinto muito, pensei que tivesse posto a minha resposta ao seu comentário aqui mas, pelo visto, ela ficou apenas em meu próprio espaço para comentários. Desculpe-me, Gemária, sendo assim, eu vou repetir o que lhe respondi lá:
    "Gemária (Chá das Cinco),
    QUE BOM QUE VOLTOU E, AINDA POR CIMA, COM ÓTIMO ASTRAL...!!
    Li a sua "Uma História Sobrenatural" e amei...!!
    Acredito em cada palavra e vírgula do que escreveu... Que bom que conhece bem o seu corpo e sabe interpretá-lo... Também curto isso...
    Pois é, vamos prá Campos...?!Rsrsrsss
    BEIJOS GRANDES...,"

    Gemária, há dois selinhos para você lá em meu blog.
    Beijos e, mais uma vez, estou feliz por seu retorno...,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  22. Ah bom, pode ser que você não o tenha aprovado ainda...!!

    ResponderExcluir
  23. Gemária,
    Rs, arteiríssima você está sendo, mesmo...!!
    Siga as instruções do médico e se recuperará mais depressa.
    Sim, adoro esses meus amigos... e outros mais que não se encontram na lista...
    Saber lidar com a verdade é saber crescer abertamente...
    Ah...!!, não se esqueça que há selinhos para você em meu blog...
    Beijos,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  24. Olá Gemária, passei para desejar um bom fim-de-semana!

    jinhos de Luz

    Namastê!

    "Boa TERRA em teus pés, ÁGUA o bastante em tua semente, bom VENTO para o teu sopro, FOGO em teu coração e muito AMOR em teu SER. " J.Y.Leloup"

    "Good LAND in your feet, WATER sufficiently in your seed, good WIND for your blow, FIRE in your heart and much LOVE in your BEING."

    ResponderExcluir
  25. COMUNICADO IMPORTANTE!

    Caro amigo blogueiro, recentemente fui vítima da ação de uma pessoa de má fé. Ela desfrutou do meu endereço de forma inconveniente. Alerto a você sobre esta ameaça e, que o passe adiante para que outro blogueiro não venha sofrer o mesmo.

    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  26. Gemária,

    Não saberia mais viver sem essa ferramenta de livre expressão, onde posso expressar em poesia sentimentos...

    Ótima postagem, muito informativa e interessante.

    Um beijo!!

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Estava eu blogando pela net e encontrei o seu blog.
    Achei muito bacana, tá mara.
    Virei sua seguidora, tudo bem?
    Super abraço e até +
    Evy

    ResponderExcluir
  28. Olá amiga,
    Bom final de semana, muita luz, paz e alegria... Espero que esteja bem...
    Beijos,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  29. Oi Querida! Adorei te ter mais perto...Bem vinda ao meu blog, e já estou "ficando" no seu também.rsrsrs...Adoro São Jorge também! Tenha um maravilhoso findi! Beijinhos...Logo estou aqui de novo!

    ResponderExcluir
  30. Oi gata, adorei sua passadia no meu blog e com ctz estou no seu tb. Adorei as coisas que vc escreve, to virando fâ. É sempre bom fazer amigas blogueiras. Mantenha contato.
    Bjo Grande
    Milla Fernandes

    ResponderExcluir
  31. Olá Gemária!!
    Gostamos de fazer e compartilhar com boas amizades...
    Feliz Dia do Amigo!!

    A - Amor Profundo
    M - Maduro e Pleno
    I - Isento de interesse
    Z - Zen = Leve, clean
    A - Apartado da mediocridade
    D - Desprovido de mesquinharia
    E - Eterno, por estar presente!!

    Abrçs!!
    Aloha!!
    Hod.

    ResponderExcluir
  32. Fantástica definição! Texto pra lá de bom.
    E viva nós!
    bjs

    ResponderExcluir

Faça o Chá das Cinco comigo, comente.